Por Ir. Norma Maria Ravazzi
Aproxima-se a festa da Páscoa.
Durante 40 dias, nós nos preparamos para acompanhar o sofrimento de Cristo rumo ao Calvário. A Quaresma é esse tempo de conversão, reflexão e oração que nos leva a tomarmos consciência de nossa própria fraqueza, mas também de nossa grande importância enquanto filhos de Deus amados, capazes de merecer o Sacrifício de Morte de Jesus.
Passado este tempo, estaremos vivendo a Semana Santa, onde recuperaremos em cada cerimonia religiosa, os grandes momentos vivido por Cristo a 2000 anos, tempo tão distante mas tão próximo porque ainda vivos, no coração de cada cristão, estão os passos da cruz.
E então, reviveremos a Páscoa da Ressurreição!!!! A maior festa cristã. A festa da renovação da passagem, a vida.
Em termos bem simples, o que significa a Páscoa e como ela acontece hoje em nossas vidas?
Páscoa é Vida Nova. Viveremos a Páscoa, em seu sentido próprio, se em nossa vida, em nosso dia-a-dia, viveremos algo novo, se transformarmos nossas atitudes, se formos um pouco melhores, se modificarmos gestos, emoções de verdade, de verdade mesmo.
Só seremos novos, se novos rumos dermos ao que é velho, ao que é sempre costume. Ah!, eu sou assim mesmo. Quem usa essa frase, está longe de viver qualquer Páscoa.
Assim, se quisermos experimentar o sabor da Vida Nova, precisamos entender e querer viver a experiência do novo. Tente. Será que chegamos a compreender o que é novo? Ou até desejamos, queremos, mais…depois volta tudo e eu me acomodo.
Espírito de Páscoa tem a pessoa que agarra e luta e quer e vai em frente.
Vive a Páscoa quem deseja e decide e faz o novo.
Novo é quando você costuma responder mal a seu filho e decide que não mais responderá e dia após dia você realmente passa a tratar diferente.
Novo é quando você decide que vai enfrentar uma situação e enfrenta.
Novo é quando você decide que vai perder a vergonha de ler em público, e se trabalhe num determinado momento você se oferece e lê um texto em público, mesmo com esforço.
Novo é quando normalmente não tem paciência com uma pessoa e decide que terá. E a partir desse momento, você recebe a pessoa, senta-se e ouve suas palavras calmamente e sente-se profundo amor por aquela que a irritava.
Assim estaremos vivendo a Páscoa. É esse profundo sentido de novidade interior que Cristo veio nos ensinar.
Viva sua Páscoa. A Páscoa de seu coração. A Páscoa interior.
Feliz Páscoa.
(Voz Terra Assis – Abril de 2001)