A Pastoral da Saúde lançou o site oficial da campanha para incentivar a doação de sangue. A Campanha, chamada “Solidariedade tá na veia!”, acontece em todo Brasil de 01 a 30 de abril de 2015. A iniciativa tem por objetivo capacitar e orientar a população na busca de doadores e também incentivar o ato de doar.
A doação de sangue é, ainda hoje, um problema de interesse mundial; pois não há uma substância que possa, em sua totalidade, substituir o tecido sanguíneo.
Os Hemocentros têm dificuldades em manter o estoque de sangue para atender às necessidades específicas e emergenciais, colocando em risco a saúde e a vida da população. As estatísticas mundiais mostram que as doações de sangue não acompanham o aumento de transfusões. Muitos países enfrentam dificuldades em suprir a demanda de sangue e hemocomponentes, principalmente, aqueles em que há uma política proibitiva em relação à comercialização do sangue, assim como o Brasil.
A doação de sangue é um ato de cidadania e solidariedade. É preciso sensibilizar a comunidade sobre a importância do sangue e da necessidade de se tornar um doador fidelizado, pois para construir a cultura da doação de sangue é necessária uma educação continuada.
Diante disso, os agentes da Pastoral da Saúde devem aproveitar todas as oportunidades para divulgar a importância e necessidade da doação de sangue, criando ou utilizando o espaço disponível como: escolas; empresas; igrejas; hospitais, associações de bairro, etc.
Segundo a coordenadora da Pastoral da Saúde do Regional Sul 1 da CNBB, Wilda Aparecida Haynes, a Campanha “Abril Solidário” será realizada em todo Brasil, de 01 a 30 de abril de 2015. “Ainda a doação de sangue não faz parte da vida da maioria dos brasileiros e brasileiras, e precisamos entrar nessa corrente de solidariedade. Doação de sangue é um gesto de Servir!”.
“Este simples ato, doar sangue, significa muito para quem recebe e para quem doa, pois é um gesto em favor da vida e da saúde plena”, finaliza Sebastião Geraldo Venâncio, coordenador nacional da Pastoral da Saúde.
Confirme sua presença curtindo nossa página no Facebook (facebook.com/PastoraldaSaudeNacional). Você ainda pode contribuir na capacitação e orientação de pessoas (busca de doadores), ou incentivar o ato de doar. Para isso, entre em contato com um membro da Pastoral da Saúde de sua cidade e saiba como ser este agente multiplicador.
Por Rádio Vaticano