Por Ir. Norma Maria Ravazzi
Aproximamo-nos do mês de novembro e com ele o Dia Mundial de Ação de Graças. Saber agradecer é próprio das pessoas nobres.
Neste dia, o mundo inteiro, através das mais diversas atitudes, próprios da cultura de cada lugar, para um pouco para tender a Ação de Graças.
Saber agradecer é próprio das pessoas nobres.
Para agradecer, eu preciso reconhecer o valor da pessoa ou de sua atitude. Eu preciso reconhecer os benefícios recebidos, as graças, os dons.
Nós Cristãos, precisamos saber agradecer a Deus tantas graças que Ele nos concede todos os dias.
Para lembrar algumas, comecemos com o grande dom da Vida. Saber levantar cada dia e agradecer a Vida. Agradecer o ar que respiramos, o sol que nos ilumina e aquece, a chuva que propulsiona a vida.
Agradecer a saúde, a perfeição, a fala, os olhos, a capacidade de locomoção, de trabalho.
Agradecer a casa, o lar, a família…
Agradecer os amigos, os laços que nos unem às pessoas…
O carinho que recebemos, a alegria, a possibilidade de pensar, de sonhar, de ter ideal.
Apesar de muitas vezes vivermos tantos problemas, Deus nos deu a capacidade de pensar e encontrar soluções. Deus nos deu a força para enfrentarmos as dificuldades. Deus coloca em nossa vida pessoas que nos ajudam, pessoas que não nos deixam caminhar sozinhos.
Apesar das dificuldades, Deus nos deu a fé. Precisamos agradecer.
Deus nos deu a esperança. Precisamos agradecer todos os dias porque é a esperança que sustenta nossa vida. Que alimenta o sonho. Que fortalece o ideal e nos da força de recomeçarmos.
Deus nos deu sobretudo o amor, que é o alimento para tudo.
Se amarmos, saberemos reconhecer e agradecer.
Então, vamos aproveitar para viver um mês de novembro todinho voltado para Ação de Graças. Vamos dizer a Deus que somos muito gratos por tudo que nos deu e continua dando misericordiamente.
E também, saibamos agradecer nosso irmão, nosso pai, nosso mãe, nosso filho, nosso amigo.
Obrigado é uma palavra tão bela!
01/10/2000
(Voz Terra Assis – Outubro de 2000)