Madre Teresinha
Madre Maria Teresinha (Elvira Freiria), fundadora das comunidades de Nossa Senhora da Ressurreição, nasceu na fazenda Monte Alegre, município de Santo Antonio da Alegria / SP – no dia 15 de julho de 1920.
Filha de Olympio batista da Freiria e Mecias Umbelina da São José, sendo a 5ª filha do casal. Estudou no grupo escolar de sua cidade natal até a 4ª Série. Fez seus estudos secundários no Colégio Coração de Jesus em Campinas. No dia 02 de fevereiro de 1937 entrou para o aspirantado na congregação das Irmãs de Nossa Sra. Do Calvário. Fez os votos temporários no ano de 1941 e os votos perpétuos no ano de 1946. Jubileu de prata em 1966 e de ouro em 1991.
Cursou faculdade de letras na Puc de Campinas. Formou-se “bacharel ” em Ciências Religiosas no Instituto Superior de Ciências Religiosas “mater christi ” em São Paulo – 1965. Diplomou-se orientadora de pastoral catequética pelo Instituto Superior de Pastoral Catequética ” sedes Sapientiaei – São Paulo – 1963.
No Colégio Coração de Jesus em Campinas foi professora de religião, português, literatura, latim e grego. Exerceu também neste colégio o cargo de diretora do curso normal e secretária geral do colégio de 1946 a 1961.
Em São Paulo – 1961 – fundou o ginásio “Madre Margarida Maria” – oemar – no bosque da saúde. Durante este período realizou cursos de formação de catequistas nas paróquias Santa Terezinha e São Francisco de Sales.
Em 1966 foi transferida para Catanduva, exercendo o cargo de superiora da comunidade religiosa, diretora do Colégio Nossa Sra. do Calvário , professora de português e religião.
Em Catanduva reuniu e coordenou uma equipe de formadores de catequistas, integrada por sacerdotes e religiosas intercongregacional – (Escola Catequética João XXIII ) autorizada por D. José de Aquino Pereira foi responsável pela renovação catequética e formação de numerosos catequistas das dioceses de S. J. do Rio Preto, São Carlos, Jaboticabal, Campinas e São Paulo.
Em 1967 foi presidente da legião de Maria e assistente espiritual do apostolado da oração do Santuário Nossa Srª. Aparecida e paróquia de São Francisco de Catanduva.
Em 1971 com a colaboração do Padre Joaquim Ferreira Xavier Junior, fundou a congregação das comunidades de Nossa Srª. da Ressurreição – Irmãs da Ressurreição. Neste mesmo ano houve o capítulo eletivo e Madre Teresinha foi eleita coordenadora geral – eleição presidida e declarada legítima por D. José de Aquino Pereira, bispo diocesano. Exerceu o cargo de coordenadora geral até o ano de 2002, data em que renunciou o cargo.
Padre Xavier
Padre Joaquim Ferreira Xavier Júnior, psicólogo, educador, filósofo e teólogo – Co-fundador das Comunidades de Nossa Senhora da Ressurreição, nasceu em Silveiras, Estado de São Paulo – Brasil – no dia 24 de junho de 1926, filho do Sr. Joaquim Ferreira Xavier e de Dona Amália dos Santos Xavier.
Fez os estudos secundários em São Paulo e o curso de Filosofia no Seminário Central da Imaculada Conceição de São Paulo. Cursou e licenciou-se em Teologia na Faculdade de Nossa Senhora da Assunção.
Ordenado Sacerdote, pela Diocese de Taubaté, no dia 08 de dezembro de 1954, exerceu várias atividades apostólicas junto a comunidades de religiosos, universitários e movimentos de casais e o de professor e Reitor do Seminário Diocesano de Taubaté.
Foi assessor – teólogo de D. Gabriel Paulino Bueno Couto, para o Concílio Vaticano II.
Especializou-se em Psicologia, mantendo um consultório de Psicoterapia em São Paulo. Foi diretor secretário da Faculdade de Medicina de Taubaté.
Veio para a Diocese de São José do Rio Preto, onde exerceu o cargo de Professor de Teologia no Seminário Diocesano, foi professor, vice-diretor e diretor da Faculdade de Ciências e Letras de Catanduva e professor de Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
É autor do livro de psicologia aplicada: As Profundezas do Homem e A Psicogenética, demarcando os processos da vida. Elaborou o método de Educação: “Piaget-Xavier”, aplicado em colégios das Comunidades de Nossa Senhora da Ressurreição e em outras Escolas.
Atualmente, realiza pesquisas no campo da Psicologia aplicada à Educação e é o presidente fundador da Veritas Sociedade de Pesquisa e Educação Ressurreição- Vésper.
Em Catanduva, assumiu, com aprovação de D. Lafayete Libânio, Bispo Diocesano, a capelania do Colégio Nossa Senhora do Calvário e a orientação espiritual das Religiosas.
Em 1968, assistiu e orientou em São Paulo, o Capítulo Provincial da Congregação da Irmãs de Nossa Senhora do Calvário, solicitado pela santa Sé, para “aggiornamento” das congregações Religiosas e em preparação ao Capítulo Geral.
Durante a preparação para este Capítulo, orientou as Irmãs Calvarianas das duas comunidades de Catanduva, no trabalho de volta às fontes e na resposta aos questionários enviados pelo governo geral da congregação.
No período que antecedeu a fundação, em condições tão especiais, das Comunidades de Nossa Senhora da Ressurreição, foi presença firme, sábia e segura, orientando e assistindo as Irmãs, na busca do discernimento da vontade de Deus e da Igreja para as comunidades Religiosas Calvarianas de Catanduva.
Juntamente com o Pe. Alejandro Bugallo Alvarez, canonista da Arquidiocese do Rio de Janeiro, enviado por D.José Castro Pinto, Bispo Auxiliar de D.Eugênio Salles, Pe.Xavier orientou todo o processo de desmembramento da Congregação Calvariana e de fundação da nova Congregação.
Elaborou, com a colaboração das Irmãs, o texto provisório dos Estatutos enviados à Sagrada Congregação dos Religiosos e Institutos Seculares, em Roma, através de D.Antônio do Carmo Cheuiche, nomeado visitador apostólico por D.Humberto Mazzoni, D.D. Núncio Apostólico, no Brasil.
Pe. Xavier foi o sacerdote que desde o início e durante estes 21 anos esteve presente, inspirou, orientou e acompanhou a formação do patrimônio espiritual da Congregação. Há três anos foi oficialmente nomeado, por D.José de Aquino Pereira, Moderador Geral das Comunidades de Nossa Senhora da Ressurreição.