Centro Ressurreição de Assistência Social
Proteção Social Básica – Campinas – SP
O Centro Social acima citado realiza Serviço Socioassistencial para crianças e adolescentes de seis (6) a quatorze (14) anos no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Assegurando espaço de convivência que contribua para o desenvolvimento de habilidades e potencialidades de crianças e adolescentes na concepção da formação para a cidadania, desenvolvimento do protogonismo e da autonomia Desenvolvem ações com o grupo familiar de forma articulada, integrada e continuada com as demais práticas sociais. Articulam parceria com as políticas setoriais de cultura, esporte, lazer e demais políticas afins. Contribuem para a prevenção e/ou proteção à situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social de criança, adolescentes e suas famílias, proporcionando o desenvolvimento integral e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Os resultados alcançados são positivos, pois esses serviços fazem com que as crianças e os adolescentes tenham acesso à educação formal ( matricula, permanência e desempenho). Dentro das obras sociais, os mesmos tenham uma alimentação balanceada e cuidados básicos de higienização, entre outros aspectos que contribuam para o desenvolvimento da auto-estima. As crianças e os adolescentes têm acesso às atividades culturais, artísticas, esportivas, lúdicas e recreativas. Desenvolvem atividades relacionadas à preservação do meio ambiente. É trabalhando com as crianças e adolescentes o desenvolvimento da autonomia, a emancipação, a sociabilidade, a convivência com a diversidade, habilidades cognitivas e pessoais, valores éticos e políticos, fortalecimento dos vínculos afetivo-solidário e o reconhecimento das potencialidades de todos envolvidos. Com as famílias, os serviços trabalham pautados na convivência e fortalecimento dos vínculos familiares, afetivos e comunitários na função protetiva e socializadora, e as encaminham aos Programas e Serviços da rede sócio-assistencial. Encaminham sempre que necessitados aos serviços básicos de saúde. Trabalha-se com as famílias o desenvolvimento grupal, desenvolvimento de ação e prevenção a todas as formas de violências e violação de direitos.
Serviço de ações complementares às pessoas em situação de fragilidades circunstanciais e emergenciais (assistência familiar e combate a fome).
Diretrizes do Programa
Atender famílias que apresentam fragilidades pessoais em seus ciclos de vida; Realizando ações emancipatórias aliadas às distributivas e pontuais via atendimentos, encaminhamentos e acompanhamentos e visitas domiciliares.
Promovendo ainda na mesma perspectiva, nas dependências das unidades mantidas prestadoras de serviços da APER, de forma gratuita: palestras, cursos de capacitação, e festas que proporcionam momentos de integração e lazer; Realizar ações no mesmo sentido com ações intersetoriais e em rede; Articular as ações com os Centros de Referência da Assistência Social – CRAS.
Objetivo Geral do Programa
Contribuir para a superação das situações de fragilidades circunstanciais e emergenciais de famílias, promovendo ações distributivas aliadas as emancipatórias, na perspectiva da melhoria da qualidade de vida e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Resultados Esperados do Programa
Fortalecimento do vínculo entre o profissional e os usuários buscando assegurar o convívio familiar a partir do fortalecimento dos vínculos pessoais e familiares; Fortalecimento e o exercício de direitos sociais e de cidadania; fortalecimento do vínculo grupal e comunitário; Segurança de subsistência aos riscos circunstanciais e emergenciais; Inserção em Programas de Trabalho e Emprego.